Estudar!,

Dicas para se organizar na hora de estudar

sexta-feira, setembro 30, 2016 Luana Calazans 2 Comments



As provas estão chegando, entrega de trabalho, aula online... Não tem como não enlouquecer com isso tudo, né? Mas claro que tudo tem um jeitinho! E se você tem sido daquelesssss que deixam tudo para cima da hora, esse post foi feitinho para você! Ah, tem até dica de app!

1. Use o espaço à seu favor


Não adianta, a mesinha que fica seu computador, ou sua escrivaninha são os lugares que, provavelmente, mais você vai olhar, e a ideia é que seja também o lugar onde você vá estudar. Decore esse cantinho de forma que dê para colocar lembretes! Neles, você pode anotar determinadas partes das matérias ou até mesmo escrever que você tem que estudar.

2. Tenha um calendário



Parece um dica inútil de primeira instância, mas olhar para um calendário físico faz seu psicológico pesar muito mais! Marque os dias que você tem prova (com cores diferentes para dar uma visão melhor), aí marca também aqueles dias anteriores, para você estudar! Mas faça isso de forma que os olhos não passem direto, a próxima dica pode ajudar!

3. Use cores e fontes diferentes

Nosso cérebro tem a querida mania de decorar o que vê sempre, então tudo que é muito repetitivo acaba saindo como despercebido por nossos olhos. Por isso, quando fizer um resumo digitado*que seja seu* aposte em fontes diferentes das que o Word tem como padrão. Eu recomendo a Century GothicChampagne & Limonade, são fontes diferentes mas não ficam pesadas para estudar. 
Já com as cores, é legal se organizar separando elas! Saiba para o que você está usando determinada cor, na hora do estudo fica bem mais fácil olhar para o que está destacado e saber o que ela significa. Separe por importância, isso ajuda bastante! Ah, não esquece de anotar o que cada cor está sinalizando, senão você esquece e não adianta nada haha


4. Tenha um caderno para resumos! 


Sério isso pode salvar a sua vida escolar/acadêmica! Todos sabemos que o IDEAL é chegar da aula e estudar o que aprendeu, certo? Mas é muito raro isso acontecer, principalmente com a correria do dia-a-dia, então separe um caderninho velho e salve sua vida!
Geralmente começo meus resumos pela matéria que terei a primeira prova. A melhor forma de fazer um resumo que valha a pena ler depois (não adianta só fazer, tá?) é lendo a matéria e escrevendo os pontos mais importantes. Não esquece de destacar os mais importantes por cores, ajuda bastante!
Ah, da para substituir o caderno por Fichamentos também, fica bem legal!


5. Organize seu tempo


Sei que é difícil ter tempo com escola/ faculdade, cursinho, ajudar a mãe em casa, assistir séries, bater papo no wpp, trabalho... Mas as vezes é preciso ter responsabilidade! E com isso a organização do tempo é muito necessária. Programe seu dia desde a hora que você acordar:

Faculdade - almoço - um ep de série - ih, tem um tempo livre aqui - levar o cachorro para pessear - Ajudar na janta - dormir.

O ideal é estudar um dia sim, um dia não.. Isso quando a prova não estiver na cara do gol.

6. Sem distrações!


Ignorar o crush no wpp é de partir o coração, então avise que você vai tirar umas horinhas para estudar que com certeza vão entender você. Coloque o celular no silencioso e tente tirar seu tempo para estudo em um lugar com pouco barulho, qualquer coisa distrai (principalmente quando não queremos estudar).

7. Se organize via Aplicativo!


E ainda tem mais... Caso você seja aquele tipo de pessoa que acha que não tem jeito e não vai conseguir dessa forma, o App Agenda Do Estudante, disponível no Google Play, e o Easy Study, para iOS, podem te dar um jeitinho. Organize seus horários, matérias, as provas e faça o calculo do CR diretamente por ele.


Até que tenho andado bem organizada nos meus estudos, mas isso não foi sempre assim... Uso essas dicas sempre e de enrolada passei para A organizada! ~quer ver meu caderno? hahaha

Você também vai gostar!

2 comentários:

  1. Muito bom adoramos demais demais as dicas. Arrasou ♥
    Beijos
    Vou Arrasar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, fico muito feliz! Espero que sejam bem úteis para vocêsss!

      Excluir